Ricardo de Almeida Falbo (in memoriam)

Membro Sênior

Contato:
nemo@inf.ufes.br

Curriculum Vitae (CNPq Lattes) Google Scholar

Ricardo de Almeida Falbo (1964 – 2020) foi professor da Universidade Federal do Espírito (UFES) desde 1989, tendo atuado no Departamento de Informática desde sua criação até 2019, quando se aposentou como professor titular. Graduado em Engenharia Mecânica (1988) e mestre em Engenharia Ambiental (1993) pela UFES, recebeu, em 1998, seu diploma de doutorado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Em 1999, criou o LabES, Laboratório de Engenharia de Software, com o objetivo de investigar a aplicação de técnicas baseadas em ontologias em Engenharia de Software. Em 2006, o LabES foi integrado ao NEMO (Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias).

Sua formação em engenharia teve um claro impacto durante toda sua carreira de pesquisa e ensino. Apesar de seu interesse no trabalho teórico, Falbo sempre foi atraído pelo desenvolvimento de soluções que contribuíssem não só para o estado da arte, mas também para o estado da prática.

Durante seus estudos de doutorado, estudou lógica e representação de conhecimento e foi introduzido por um de seus orientadores (Crediné Menezes) à obra do filósofo Mario Bunge. Naquela época, meados dos anos 90, também entrou em contato com a comunidade, então emergente, de Ontologias em Informática. A partir desse ponto desenvolveu-se a espinha dorsal de sua carreira de pesquisa, que envolveu a interação entre Ontologias e Engenharia de Software.

No contexto da Engenharia de Software, Falbo contribuiu para a consolidação da comunidade nacional e atuou diretamente na criação do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS), cuja primeira edição ocorreu em 2002. Como um ontologista precoce, fez contribuições seminais para a área que veio a ser conhecida mais tarde como Engenharia de Software orientada a Ontologias. Dentre essas contribuições destaca-se a criação de uma rede de ontologias capturando conhecimento em vários subdomínios da Engenharia de Software. Além disso, ao desenvolver ontologias abordando aspectos da Engenharia de Software e aplicá-las para tratar problemas nesse domínio, Falbo contribuiu para o desenvolvimento de abordagens metodológicas para executar atividades de Engenharia de Software, incluindo um trabalho pioneiro na área de Engenharia de Domínio. Ainda com o apoio dessas ontologias, Falbo liderou o desenvolvimento de ferramentas computacionais para apoiar atividades de Engenharia de Software a partir de integração de conhecimento e raciocínio automatizado.

Falbo também fez várias contribuições importantes adaptando técnicas maduras da Engenharia de Software para a então incipiente área de Engenharia de Ontologias. Entre essas contribuições destaca-se SABiO (Systematic Approach for Bilding Ontologies). Além disso, ao adaptar para a Engenharia de Ontologias a noção de modelos genéricos de processo, Falbo propôs uma abordagem prática que reavivou a (até então, esquecida) noção de Ontologia de Tarefa. Engineering Ontologies & Ontologies for EngineeringFinalmente, mais uma vez inspirado em métodos e abordagens consolidados na Engenharia de Software, Falbo contribuiu para o esclarecimento conceitual do uso de padrões na Engenharia de Ontologias e propôs uma abordagem seminal para o desenvolvimento de Linguagens de Padrões nesse contexto.

Em todas as iniciativas Falbo sempre foi um líder natural, combinando agudeza intelectual, rigor, criatividade, entusiasmo, gentileza e humildade, de uma forma incomum na Ciência (assim como na vida em geral). Em sua carreira, inspirou muitos colegas e estudantes e estabeleceu uma rede de colaboradores em diferentes países. Seus trabalhos, aulas, palestras, minicursos, revisões de artigos e outros trabalhos, comentários feitos em bancas e nas apresentações de trabalhos inspiraram muitas pessoas. Várias dessas pessoas hoje são pesquisadoras em instituições de ensino nacionais e internacionais ou profissionais que atuam em empresas no Brasil e em outros países.

No início de 2020, em ocasião de sua aposentadoria, foi publicado o livro “Engineering Ontologies & Ontologies for Engineering”, que documenta a extensão de suas contribuições bem como de sua influência.

Nós, do NEMO, sempre teremos imensa admiração pela pessoa ímpar com a qual tivemos o privilégio de conviver e eterna gratidão por sua amizade e ensinamentos.