Veruska Carretta Zamborlini

Senior Member

Contact:
veruska.zamborlini@inf.ufes.br

http://www.inf.ufes.br/~veruska.zamborlini

Curriculum Vitae (CNPq Lattes) Google Scholar

Sou professora adjunta do Departamento de Informática da Universidade Federal do Espírito Santo onde sou membro do Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias (NEMO). Sou também pesquisadora convidada na Universidade de Amsterdam (UvA) colaborando nos projetos Golden Agents e Concepts in Motion.

Minhas áreas de interesse em pesquisa incluem aplicação de ontologias em ambos sentidos filosófico e computacional, em particular no uso da estrutura da Web Semântica, para responder questões complexas sobre um determinado domínio, em particular na área médica (e.g. diretrizes clínicas) e de humanas (e.g. herança cultural). 

Concluí o doutorado em 2017 na Vrije Universiteit Amsterdam (VU), na Holanda, sob orientação dos professores Annette ten Teije e Frank van Harmelen, em colaboração com o Instituto Luxemburgo de Ciências e Tecnologia (LIST), aonde eu fui orientada por dr. Cedric Pruski e dr. Marcos da Silveira. Minha tese é intitulada “Knowledge Representation for Clinical Guidelines, with applications to Multimorbidity Analysis and Literature Search” (Representação de Conhecimento para Diretrizes Clínicas, com aplicações em Análise de Multimorbidade e Busca em Literatura). Em seguida fui pós-doutoranda na  University of Amsterdam (UvA), sob supervisão da professora Arianna Betti.

Anteriormente, cursei o Mestrado em Informática no Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Espírito Santo entre os anos de 2008 e 2011, orientada pelo professor Giancarlo Guizzardi, resultando na dissertação intitulada “Estudo de Alternativas de Mapeamento de Ontologias da Linguagem OntoUML para OWL: Abordagens para Representação de Informação Temporal”. Fiz graduação em Ciência da Computação na mesma universidade entre 2002 e 2007.

(08/2021)