Camila Zacché de Aguiar

Senior Member

Contact:
czaguiar@inf.ufes.br

Curriculum Vitae (CNPq Lattes) Google Scholar

Camila é professora adjunta do Departamento de Informática da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Camila obteve o título de Doutora em Ciência da Computação no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da própria UFES em 2021, sob orientação do professor Vitor E. Silva Souza, no NEMO. Seu trabalho culminou na dissertação intitulada “Interoperabilidade Semântica entre Códigos-Fonte baseada em Ontologia”.

Anteriormente, concluiu o Mestrado em Informática no PPGI/UFES em 2017, sob orientação dos professores Davidson Cury  do Laboratório de Informática na Educação (LIED) da UFES e Amal Zouaq da Universidade de Ottawa. Este trabalho culminou na dissertação intitulada “Concept Maps Mining for Text Summarization“, que conquistou o prêmio de terceira melhor dissertação no Simpósio Nacional de Informática na Educação – SBIE.

Suas áreas de interesse em pesquisa incluem Modelagem Conceitual, Engenharia de Software, Engenharia de Ontologias e Ontologias Aplicadas.

Suas publicações científicas encontram-se listadas abaixo.

 

Publications
  • C. Z. de Aguiar, T. M. Lugon, Mateus Delvani A, A. O. S. Neves, and U. B. Bernadino, “Cibercidadão: evolution of citizen participation in public administration,” in Seventh international congress on information and communication technology, 2022.
  • C. Z. de Aguiar, F. Zanetti, and V. S. E. Souza, “Source code interoperability based on ontology,” in Xvii brazilian symposium on information systems, 2021, p. 1–8.
  • C. Z. de Aguiar, D. Cury, and A. Zouaq, “Minerando mapa conceitual a partir de texto em português,” Revista brasileira de informática na educação, vol. 27, iss. 01, p. 83, 2019.
  • T. B. S. Gava, C. Z. de Aguiar, M. P. D. Lovati, and D. Cury, “Mapas conceituais na educação: uma ferramenta de suporte para leitura e compreensão de textos científicos,” in Enancib – encontro nacional de pesquisa em ciência da informação, 2019.
  • M. P. D. Lovati, C. Z. de Aguiar, T. B. S. Gava, and D. Cury, “Debate with maps: a new pedagogical architecture,” in 2019 ieee frontiers in education conference (fie), 2019, p. 1–7.
  • R. Moreira, C. Aguiar, and D. Cury, “Ferramenta computacional multil\’\ingue para analisar significações em mapas conceituais,” in Brazilian symposium on computers in education (simpósio brasileiro de informática na educação-sbie), 2019, p. 419.
  • C. Z. de Aguiar, R. de Almeida Falbo, and V. S. E. Souza, “Ooc-o: a reference ontology on object-oriented code,” in International conference on conceptual modeling, 2019, p. 13–27.
  • F. L. Zanetti, C. Z. de Aguiar, and V. S. E. Souza, “Representacao ontologica de frameworks de mapeamento objeto/relacional,” in Proc. of the 12th seminar on ontology research in brazil (ontobras 2019). ceur, porto alegre, rs, brasil, 2019.
  • C. Z. de Aguiar, D. Cury, and A. Zouaq, “Towards technological approaches for concept maps mining from text,” Clei electronic journal, vol. 21, iss. 1, 2018.
  • R. Azerede and C. Z. de Aguiar, “Uma abordagem para detecção automática de sinônimos em mapas conceituais.,” in Computer on the beach, 2018.
  • C. Z. de Aguiar, R. de Almeida Falbo, and V. S. E. Souza, “Ontological representation of relational databases.,” in Ontobras, 2018, p. 140–151.
  • W. Gaspar, C. Aguiar, T. Gava, and D. Cury, “Uma arquitetura tecnológica para apoiar o professor na utilização de mapas conceituais em sala de aula,” in Brazilian symposium on computers in education (simpósio brasileiro de informática na educação-sbie), 2018, p. 158.
  • P. Rios, C. Z. Aguiar, and D. Cury, “Identifying significant implications using computational support,” in 2017 twelfth latin american conference on learning technologies (laclo), 2017, p. 1–7.
  • C. Aguiar and D. Cury, “Mineração de mapas conceituais a partir de textos em português,” in Brazilian symposium on computers in education (simpósio brasileiro de informática na educação-sbie), 2017, p. 1117.
  • M. Lovati, D. Cury, C. Aguiar, and R. Azeredo, “Clusterizando mapas conceituais para identificar desempenho cognitivo em grupos,” in Brazilian symposium on computers in education (simpósio brasileiro de informática na educação-sbie), 2017, p. 1397.
  • P. T. G. Rios, C. Aguiar, and D. Cury, “Uma abordagem construtivista para a identificar o conhecimento usando mapas conceituais,” in Brazilian symposium on computers in education (simpósio brasileiro de informática na educação-sbie), 2017, p. 394.
  • W. Gaspar, D. Cury, and C. Z. Aguiar, “Mapas conceituais de referência: uma abordagem do ponto de vista do educador,” in Xxii congreso internacional de informática educativa (tise), 2017, p. 150–159.
  • C. Aguiar, “Mineração de mapas conceituais para sumarização de textos,” in Anais dos workshops do congresso brasileiro de informática na educação, 2017, p. 57.
  • W. Gaspar, D. Cury, and C. Z. Aguiar, “Agent-based approach to support the construction of concept maps,” in 2017 twelfth latin american conference on learning technologies (laclo), 2017, p. 1–4.
  • R. A. Azeredo, C. Z. Aguiar, W. A. Perin, D. Cury, and M. P. Lovati, “Detecting synonyms in concept map as support for learning assessment,” in 2017 twelfth latin american conference on learning technologies (laclo), 2017, p. 1–4.
  • C. Z. Aguiar and D. Cury, “A categorization of technological approaches to concept maps construction,” in 2016 xi latin american conference on learning objects and technology (laclo), 2016, p. 1–9.
  • C. Z. Aguiar, D. Cury, and A. Zouaq, “Automatic construction of concept maps from texts,” in Proceedings of the 7th international conference on concept mapping, 2016, p. 20–30.
  • C. Z. Aguiar, D. Cury, and T. Gava, “Um estudo sobre abordagens tecnológicas para a geração de mapas conceituais,” in Xx congresso internacional de informática educativa (tise), 2015.
  • C. Z. Aguiar, D. Cury, and T. Gava, “Uma abordagem tecnológica para a construção de mapas conceituais,” in Xx congreso internacional de informática educativa, 2015.