O NEMO (Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias) investiga a aplicação de ontologias de domínio e de fundamentação, bem como técnicas baseadas em ontologias em vários aspectos da modelagem conceitual, como modelagem de informações, modelagem de organizações, modelagem baseada em agentes, sistemas e a Web Semântica.

Nossa História

O NEMO foi criado em 2006, integrando o antigo LabES (Laboratório de Pesquisa de Engenharia de Software). O LabES foi fundado em 1999 com o objetivo proeminente de investigar a aplicação de técnicas baseadas em ontologia em Engenharia de Software. Nesta área, um dos principais projetos realizados neste laboratório foi o Projeto ODE (Ambiente de Desenvolvimento de Software Baseado em Ontologia). Este projeto investigou o uso de ontologias de domínio para engenharia de domínio e para o desenvolvimento sistemático de estruturas orientadas a objetos com reconhecimento semântico, resultando em várias ontologias formais para vários subdomínios de engenharia de software (por exemplo, requisitos de software, processo de software, qualidade de software) , análise de risco etc.). (Veja o livro “Engineering Ontologies & Ontologies for Engineering” publicado em ocasião da aposentadoria do Prof. Ricardo Falbo para maiores detalhes.) Desde 2003, o grupo também está envolvido no desenvolvimento de projetos relacionados ao uso de ontologias (tanto como uma estrutura de referência quanto como um artefato de representação do conhecimento) para fornecer suporte inteligente no gerenciamento de conhecimento de Engenharia de Software. Desde 2013, também tem havido um foco crescente nas áreas de Engenharia Web e Web Semântica.

Nosso Trabalho

Duas contribuições científicas que estão no centro do programa de pesquisa do NEMO são a ontologia de fundamentação UFO (Unified Foundational Ontology) e a linguagem de modelagem conceitual ontológica e cognitivamente bem fundamentada OntoUML. Esses desenvolvimentos influenciaram padrões internacionais (por exemplo, os padrões de ontologia ISO SC7 em Engenharia de Software e o ArchiMate do Open Group), bem como as respostas internacionais às RFPs de padronização (por exemplo, o SIMF da OMG). O grupo NEMO é responsável pela implementação de várias ferramentas computacionais importantes para dar suporte à modelagem conceitual bem fundada no OntoUML. Recentemente, o grupo vem explorando as bases da modelagem conceitual em vários níveis com MLT e tecnologias relacionadas.

Desde a fundação do NEMO, seus membros participam ativamente da consolidação da comunidade brasileira de ontologia, realizando atividades como a organização de alguns dos primeiros eventos científicos dedicados a ontologias no Brasil. Além disso, estabelecemos uma parceria produtiva com a indústria no que diz respeito à aplicação de ontologias em áreas como:

  • Engenharia de domínio;
  • Engenharia de Software;
  • Petróleo e gás;
  • Gerenciamento de rede;
  • Mídia e modelagem organizacional.

Fomento

O NEMO tem sido apoiado por diferentes agências de fomento (FAPES, CAPES, CNPq) em diferentes projetos, dos quais destacamos o programa PRONEX (FAPES / CNPq) para centros de excelência reconhecidos no Brasil.