Reutilização permite acelerar o processo de desenvolvimento de ontologias e melhorar a qualidade das ontologias resultantes. O uso de padrões para incentivar a reutilização tem sido explorado com sucesso no âmbito da Engenharia de Ontologias. Um Padrão Ontológico (PO) captura uma solução para um problema recorrente de modelagem. POs relacionados podem ser organizados em uma Linguagem Padrões Ontológicos (LPO). Uma LPO estabelece relações entre os padrões e fornece um processo que orienta a seleção e utilização dos padrões para a resolução sistemática de problemas. Maiores informações sobre POs e LPOs podem ser encontradas em Padrões Ontológicos e Linguagens de Padrões Ontológicos.
Para facilitar o uso de uma LPO, as relações entre os padrões e o processo de navegação pelos padrões devem ser representados de forma clara e inequívoca. Notações visuais podem ser utilizadas para fornecer uma representação visual de uma LPO, contribuindo para uma melhor comunicação. Para facilitar a compreensão de uma LPO e estimular a sua utilização, essa notação visual deve ser cognitivamente rica.
OPL-ML (Ontology Pattern Language Modeling Language) é uma linguagem de modelagem para representação de LPOs. Algumas de suas características marcantes são: (i) OPL-ML define explicitamente a sua sintaxe abstrata através de um metamodelo; (ii) a sintaxe concreta de OPL-ML foi concebida seguindo os princípios de Moody para a concepção de notações visuais cognitivamente eficazes; e (iii) OPL-ML foi desenvolvida considerando os resultados de um mapeamento sistemático sobre notações visuais para representar linguagens de padrões em Engenharia de Software, e em resultados de estudos experimentais envolvendo o uso de LPOs.
Publicações relacionadas: