Diversas ações têm sido conduzidas para enfrentar a realidade da violência no Espírito Santo, em particular para levar à redução de homicídios por meio de estratégias específicas a cada organização policial e pela articulação de iniciativas para melhoria dos indicadores sociais. Neste contexto, há a necessidade e oportunidade de aprimorar os sistemas de informação que apoiam atividades de acompanhamento e controle das organizações governamentais envolvidas com esta realidade, sobretudo lidando com informações sobre mortes violentas.
A constituição de uma base de informações integrando dados das várias organizações que produzem tais informações sobre mortes violentas (no poder executivo, por exemplo, SESP, SEJUS e SESA) é peça fundamental para amparar diagnósticos de políticas e ações mais efetivas, bem como possibilitar a análise sobre o resultado dessas intervenções.
INTERSEP é o resultado de um projeto de pesquisa contemplado pelo edital nº 013/2014 – Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais – da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES. Neste projeto, visamos atacar a questão descrita acima por meio de uma abordagem de governança de informações de Segurança Pública com base em Modelos de Informação de Referência. Tais modelos, também tecnicamente chamados de Ontologias, são gabaritos que guiam o processo de mapeamento de entidades e eventos de um silo de informação (base de dados ou sistemas de informação) em outros silos, possibilitando assim uma visão integrada da informação, que de outra forma estaria dispersa em vários silos.
Os resultados deste projeto estão descritos em maiores detalhes no site http://intersep.nemo.inf.ufes.br/.
Para mais informações sobre INTERSEP, entre em contato com o prof. Vítor E. Silva Souza, que coordenou formalmente o projeto de pesquisa ao longo de sua duração, de novembro de 2015 a outubro de 2019.